A Harmonização Facial pode ser reversível? Confira!

Foto: Freepik

Uma técnica que já virou febre entre as pessoas e queridinha das celebridades, a harmonização facial é realizada com fins estéticos, indicada para gerar melhorias da aparência como diminuição da  papada, olheiras ou marcas de expressão, ou quando deseja definir a mandíbula ou fazer alterações na testa, queixo ou nariz e o procedimento deve ser sempre realizado com um profissional na área que deixará o rosto mais harmônica e com aparência jovial, com balanceamento correto dos traços da face, eliminando traços e marcas de expressão, devolvendo a autoestima

A técnica mais utilizada é a injeção de ácido hialurônico (uma substância produzida pelo próprio corpo) para alterar angulações e projeções, mas quando feito de forma exagerada fica com aspecto de boneco de cera.

Apesar de na maioria das vezes a harmonização fácil ser considerada um procedimento seguro, quando não é realizado por um profissional capacitado ou quando a técnica não é realizada corretamente, o procedimento pode estar associado com alguns riscos, como obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde na maioria dos casos mal executados.

Os preenchedores podem provocar equimoses, hematomas, vermelhidão e inchaço, que resolvem em poucos dias, até necrose tecidual pela injeção da substância acidentalmente no interior de vasos, normalmente por imperícia do profissional.

Pessoas com qualquer infecção no rosto, como herpes, por exemplo, também não devem ser submetidas ao preenchimento labial, segundo a dermatologista. O resultado não é definitivo, pode durar de 1 a 2 anos e o valor pode variar bastante de acordo com a região, quantidade de produto a ser aplicada e profissional.

Mas a reversão da harmonização caso o paciente não se sinta confortável e confiante é possível?
Segundo a Dra Anita Casanova, responsável por uma clínica na região dos Jardins, a reversão da harmonização facial é possível:

“Existe a beleza que está na moda e a beleza individual. As pessoas oscilam entre essas duas. E cada profissional usa um tipo de material para deixar os paciente mais belos. Por esse motivo é difícil opinar em um procedimento que outro profissional fez. Não dá para generalizar, é preciso analisar cada paciente, qual produto usado, qual a queixa. O preenchimento a base de Ácido hialurônico sim é possível, existe uma enzima que degrada o produto na hora”, declara a especialista.

“O botox é um procedimento maravilhoso. Mas sua reversão não é tao simples  mas possível de reversão  com o tempo
Temos produtos  que estimulam a contração muscular para reverter mais rápido esse processo.

As pessoas consideram como harmonização facial os preenchedores porque eh o que está mais visível como o preenchimento labial , contorno mandibular , de malar etc
E, esse procedimento é totalmente reversível, devido a hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico.
O botox  e bioestimualdores de colágeno também entram na harmonização mas não é tão visível. São procedimentos que previnem o envelhecimento e aliviam rugas.
O botox no consultório é a porta de entrada para outros tratamento, mas requer muito conhecimento para sua aplicacao. A sua reversibilidade ocorre mas com o tempo, não eh imediata . Quem não estiver satisfeito com o procedimento pode utilizar alguns produtos que estimulam  e induzem a reversão do botox mais rápido”, diz Anita Casanova.

Dr. Anita Casanova

Segundo a Dr. Anita, “o bioestimulador de colágeno ( que abrange diversos produtos) não é eh tão simples sua reversibilidade, mas tem resultados excelentes a longo prazo. Não é um tratamento de uma sessão só e resultado imediato. O paciente vê os resultados a partir do segundo mês da aplicação. ”,completa.

Redes sociais:  @dra.anitacasanova – Fotos: Divulgação/Talentmix/Freepik

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Da Fama