Dr. Paulo Godoi medico especialista em nutrologia esportiva explica como desvendar o “efeito sanfona”

Sim, ele existe. Mas existem estratégias para contornar esse vilão do emagrecimento diz Dr. Paulo Godoi

É comum recebermos pacientes em nosso consultório que já fizeram uma infinidade de dietas restritivas e que muitas vezes conseguiram perder peso. Mas, tempos depois, os quilos perdidos voltam todos à balança com muita facilidade. E por que isso acontece?

Se você simplesmente restringe seu consumo calórico e não se exercita adequadamente, você perderá peso, mas nesse “peso” você estará perdendo (felizmente) gordura e (infelizmente) massa muscular também.

A massa muscular é importantíssima na nossa termogênese, ou seja, na nossa queima de energia. Então, se você perde massa muscular, seu metabolismo cai. E o metabolismo estando lento, o ganho de peso fica mais fácil.

E veja bem: se tempos depois de passar por uma dieta restritiva, você engorda, provavelmente você não estará ganhando quilos de músculo (a não ser que você tenha mudado drasticamente sua rotina de treinos), logo, há grande chance que você aumente esses quilos basicamente com gordura.

Ou seja, se você emagrece perdendo parte de massa muscular e engorda ganhando basicamente gordura, seu percentual de massa muscular fica cada vez menor do que era antes, e seu metabolismo cai ainda mais… Está aí instalado o “efeito sanfona”.

728x90 - Americanas

Interessante que muitos pacientes desconfiam que sofrem de hipotireoidismo, ou alguma outra doença que leve a um metabolismo baixo. Mas de fato o que a maioria tem é uma composição corporal inadequada.

Se você emagrece perdendo gordura e músculo, pode ser que você mantenha a mesma composição corporal que você tinha quando estava com uns quilinhos a mais. Se você volta a engordar ganhando mais gordura do que músculo, sua composição “piora” e seu metabolismo fica cada vez mais lento.

Por isso mudar a composição corporal é muito mais importante do que simplesmente emagrecer em quilos na balança. Não diga mais “eu quero emagrecer”. Entenda que o seu desejo deve ser “eu quero mudar minha composição corporal”.

O caminho para o emagrecimento saudável envolve muito além de controlar a alimentação. Médicos especialistas em Nutrologia Esportiva podem te ajudar a traçar a estratégia mais adequada ao seu caso, o que pode envolver exercícios físicos, suplementação e medicação específica.

Para saber mais informações sobre Dr. Paulo Godoi acesse o seu perfil no instagram:
@drpaulogodoi

YOUR COMUNICAÇÃO PUBLICIDADE & ASSESSORIA EIRELI (71) 99380-7700 / (62) 99920-7812

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Da Fama