Enfermeira Chef e influencer, Katherine Maurente fala sobre a importância do Janeiro Branco

Campanha convida pessoas a refletirem sobre a saúde mental

Em tempos de pandemia nunca foi tão importante e esteve tanto em debate a saúde mental. Os efeitos provocados pelo medo da COVID-19, o distanciamento social e até a perda de entes queridos provocaram efeitos no psicológico de muitas pessoas.

A campanha Janeiro Branco chegou à sua 8ª edição com o tema “Todo Cuidado Conta”. Neste ano, a ação busca promover a importância da saúde mental em meio à pandemia da covid-19. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020 constatou ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.
A enfermeira e influencer Katherine abordou a importância da campanha.

“Esta campanha convida pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O maior objetivo desta campanha é promover a conscientização para prevenção ao adoecimento emocional, as crises psicossomáticas, algo que gera impactos preocupantes na nossa sociedade principalmente agora em época de pandemia”, afirma a profissional.

Segundo Katherine o que motiva a criação da campanha é que as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes.

728x90 - Americanas

“Janeiro branco busca combater, no entanto, justamente a falta de conhecimento sobre o tema e alguns tabus e preconceitos que dificultam a discussão”, acrescenta.

De acordo com Maurente, a campanha estabelece 5 objetivos que orientam suas atividades:

1- Marcar o mês de Janeiro

Aproveitar a união em família e amigos para uma reflexão sobre a saúde mental, os traumas, ser empático e onde buscar apoio.

2- Chamar atenção para o tema

Promover ações, com variados temas sobre saúde mental, do que se trata, quais as principais doenças, como afeta, como lidar, onde buscar ajuda, etc.

3- Aproveitar a simbologia do ano novo

As pessoas ainda estão no ritmo de reflexão então refletem sobre a própria vida e conseguem compreender o próximo.

4- Espalhar mensagem pelas instituições

Utiliza mídias e instituições (públicas e privadas ), pois são grandes meios de comunicação, além de serem bastante afetados por estas questões.

5- Estimular uma cultura de saúde mental

Fazer com que a sociedade valorize a saúde mental como prioridade, como qualquer outra parte do corpo, isto fortalece o autocuidado entre as pessoas, gerando assim a criação de políticas públicas para ajudar a população.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Da Fama