Internacional
Ilze Scamparini revela que Papa teria negado desejo de Francisco sobre escolha de nome
A escolha do nome de um novo papa é sempre carregada de simbolismo. O americano Robert Francis Prevost surpreendeu ao optar por um título inédito no século XXI e já iniciou seu pontificado indo na direção oposta a um desejo do papa Francisco. Durante participação no “Jornal Hoje“, nesta quinta-feira (8), Ilze Scamparini destacou que Francisco havia escolhido outro nome para seu sucessor.
Segundo a correspondente, o argentino tinha se referido por duas vezes ao próximo papa como “João 24”, mas Prevost preferiu seguir outro caminho. “Um desejo do papa Francisco ele já não satisfez, porque o papa Francisco por duas vezes se referiu ao sucessor dele como João 24. Ele preferiu Leão 14. Vamos ver o que isso vai significar”, comentou Ilze em conversa com César Tralli.
A escolha do nome pontifício, como explica a tradição, é totalmente pessoal e serve como sinal do tipo de liderança que o novo papa pretende exercer. Ao todo, 13 papas adotaram o nome Leão antes, o que pode indicar uma guinada em relação ao estilo mais pastoral e reformista de Francisco.
Ainda assim, Ilze avaliou que Prevost demonstrou intenção de continuidade. “A palavra principal que ele falou nesse discurso dele foi ‘sinodal’, ele disse isso, então quer dizer que ele vai continuar o governo de Francisco”, afirmou a jornalista, ressaltando também o cuidado do novo pontífice com a forma de se comunicar. “Para quem dizia que ele não falava bem italiano, Tralli, não é verdade, ele se apresentou e se expressou muito bem, com um italiano muito bom”, avaliou.

Ilze, que cobre o Vaticano há décadas, disse ter ficado surpresa com a escolha. “Embora ele já fosse um dos cotados, ele pertencia a uma segunda linha de candidatos… foi uma surpresa grande”, disse, lembrando que nomes de fora da chamada “primeira linha” nem sempre conseguem ultrapassar as barreiras políticas internas do conclave.
Entre os fatores que causaram estranhamento, ela aponta a origem de Prevost. “O que a gente precisa entender agora é por que um americano pela primeira vez na história. Embora esse seja menos americano entre os americanos”, opinou. Para ela, a escolha pode ajudar a reduzir distâncias: “Tinha havido divergências entre o papado de Francisco e o governo americano, então por isso não se esperava tanto um papa americano, mas quem sabe ele possa ajudar a diminuir essa distância entre o pensamento da Santa Sé, do próprio governo italiano e do governo americano”.
Em relação aos temas sensíveis que marcaram o papado anterior, como inclusão LGBTQIAPN+, Ilze acredita que Leão XIV sinaliza abertura. “Acho que ele vai fazer um grande pontificado porque propõe a continuidade do Francisco, é muito aberto, inclusive em relação às comunidades gays, e tudo aquilo que foi motivo de reforma para o Francisco, com tanto sacrifício, com tantas críticas e até com condenações”, finalizou.
Ilze Scamparini analisa escolha de nome de novo papa pic.twitter.com/XJBSeDSGRq
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) May 8, 2025
-
Entretenimento4 meses atrásChaline Grazik dá à luz João Moisés, seu quarto filho
-
Musica & Youtube5 meses atrásUma das grandes promessas do forró em 2026, Vidama grava audiovisual no dia 01 de junho
-
Musica & Youtube6 meses atrásMarlon Thiago apresenta “+1 Pagode”, novo audiovisual que promete marcar o pagode em 2026
-
Esportes6 meses atrásJon Vlogs, Cela Lopes e Duda Rubert acompanham convocação da Seleção direto do Museu do Amanhã
-
Entretenimento6 meses atrásBruno Gagliasso revela por que recusou protagonistas na Globo: “Não queria ser galã”
-
Televisão & Novela5 meses atrásNo The Noite, Leopoldo Pacheco fala de musical sobre Tom Jobim e carreira multifacetada
-
Esportes6 meses atrásCBF pede exames para Neymar e convocação para Copa deve ser confirmada
-
Esportes5 meses atrásAtestado aponta causa da morte de fisiculturista Gabriel Ganley aos 22 anos
