Nota de Falecimento
Morre Ziraldo, o criador de “O Menino Maluquinho”, aos 91 anos
Morreu, neste sábado 6, o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens famosos da cultura brasileira como “O Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”.
A informação foi confirmada pela família do desenhista, nesta tarde. Ele morreu dormindo, em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio.
Ziraldo foi um dos fundadores, nos anos 1960, do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos jornalísticos que entrou em conflito a ditadura militar no Brasil.
Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.
Em 1950, iniciou sua carreira jornalística na revista “Era uma vez…”. Anos mais tarde, se formou em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Naquele mesmo ano integrou o tema das registas “A Cigarra” e “O Cruzeiro”.
Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.
No “Jornal do Brasil”começou a publicar charges políticas e cartuns, e criou personagens famosos como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Ele se tornou autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, sobre a “Turma do Pererê”.
A revista deixou de ser publicada em 1964, quando iniciou-se o regime militar no Brasil. Cinco anos mais tarde, foi fundado “O Pasquim”.
Com a edição do AI-5, decreto mais rígido do governo militar, Ziraldo foi preso e levado para o Forte de Copacabana.
Seu maior sucesso nos quadrinhos, “O Menino Maluquinho”, foi publicado em 1980.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
BBB6 dias atrásBreno vence Paredão Falso do BBB 26 e vai para o Quarto Secreto
-
BBB6 dias atrásBBB 26: Breno escolhe Juliano Floss para visitá-lo no Quarto Secreto
-
Diversão4 dias atrásNando Moreno lança primeiro EP de audiovisual com faixa foco autoral “Tanto Faz”
-
Shows e Festivais4 dias atrásLuan Santana leva “Registro Histórico” para o RJ, após ingressos esgotados em SP e BH
-
Kids & Teens3 dias atrásMaria Clara Mascarenhas integra elenco da megaprodução ‘Ben-Hur’ na Record
-
Musica e Youtube4 dias atrásAo lado de Léo Santana, Manu Bahtidão encerra os lançamentos de “Destino”
-
Famosos1 dia atrásBeleza, disciplina e carisma: Isis Camargo pode ser o novo nome de reality na TV
-
Famosos1 dia atrásJoaquim, filho de Angélica e Luciano Huck, celebra 21 anos cercado de famosos

