“O Senhor do Rádio”, novo livro retrata a trajetória de Roberto Carmona

Nascido em 1936, Roberto Carmona é o mais experiente repórter esportivo em atividade no Brasil.  Natural de Presidente Bernardes, no interior paulista, mudou-se aos três anos para o Paraná. Trabalhou nas principais emissoras de rádio do país como Transamérica, Gazeta, Record, Bandeirantes, Jovem Pan, Excelsior e Nacional (Globo).

Sobre o livro

Roberto Carmona é o mais devoto e longevo profissional do rádio esportivo em atividade. A sua biografia, escrita pelo jornalista Cristiano Silva, resgata o que há de mais belo na história recente da crônica e do esporte em São Paulo e no Brasil.

 

No livro você encontra casos e particularidades dos bastidores e furos históricos, tem de tudo um pouco: que vai de  doces que Carmona levava para Ayrton Senna, a pedido de sua mãe, entrevista históricas com o rei Pelé, as viagens pelo mundo em coberturas de Copas do Mundo e Automobilismo, o duelo por uma entrevista com Menotti, a crise entre Telê Santana e Jorge Mendonça, o início da carreira em São Paulo com Joseval Peixoto (que assina o prefácio, as voltas pelas estações com Pedro Luiz, dobradinhas com Fausto Silva, Osmar Santos, e tantos outros. O livro é dedicado a Juarez Soares, amigo e colega de muitos anos de trabalho.

O escritor, Cristiano Silva, destaca os primeiros capítulos como os seus preferidos: “foi divertido escrever o relato. Gravamos os depoimentos de Carmona por quase dois anos, nos primeiros capítulos pude brincar um pouco mais relembrando as rádionovelas  do Pedro Camacho (personagem de Mário Vargas Llosa) e uma peça de teatro que gostei muito sobre rádio chamada Caros Ouvintes. A biografia do Carmona foi para mim uma experiência inesquecível” disse.

Como adquirir

Por causa da pandemia da Covid-19 o livro poderá ser adquirido pelo whatsapp

+55 11 97820-1450 ou pelo Instagram do escritor @cristianolivra

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Portal Da Fama